On-line
 
PROMOVIDO
Quer saber mais?
Clique aqui!
+1.000.000 VIEWS EM MARÇO
Selecione um supermercado
 
Vinagre
Vinagre
E aí! Sou gerente de supermercado há um tempão e queria bater um papo sobre um item curinga nas cozinhas: o vinagre.
Basicamente, o vinagre surge da fermentação do álcool pelas bactérias Acetobacter, virando um líquido ácido com aquele azedinho característico. A receita básica muda conforme o tipo, mas geralmente leva alguma fonte de açúcar (maçã, uva, arroz, cereais...) e água. Além do ácido acético, a mistura tem outros ácidos orgânicos, sais minerais e compostos que dão um toque especial no sabor e no aroma.
No mercado, o vinagre é super acessível e versátil. A gente usa principalmente para cozinhar, temperando saladas, marinando carnes e fazendo conservas. Mas ele também manda bem na limpeza, desinfetando tudo e até ajudando nos cuidados de beleza, em tratamentos pro cabelo e pro rosto. Tem embalagens de todos os tamanhos, desde as pequenas de 250ml até as grandonas de 1 litro ou mais, pra quem não vive sem. Geralmente, você encontra o vinagre lá no corredor dos condimentos, perto dos azeites, molhos e temperos.
E a variedade de sabores é enorme! Vinagre de vinho tinto e branco são clássicos, com acidez marcante e cheiro de fruta. O de maçã, mais leve e adocicado, tá bombando por causa dos seus benefícios pra saúde. O balsâmico, lá da Itália, maturado em barris de madeira, tem um sabor complexo, meio doce, meio ácido. Sem falar nos de arroz, cereais e até nos que vêm com ervas e especiarias. Tem pra todo mundo: desde o cozinheiro amador até o chef profissional, todo mundo querendo dar um toque especial nas receitas.
Os preços do vinagre costumam ser bem estáveis o ano todo. Podem mudar um pouco por causa da safra da matéria-prima (no caso dos de fruta), dos custos de produção e do transporte. Mas, no geral, é um produto que vale a pena, com preços que vão de poucos reais nas versões mais simples até valores mais altos nos vinagres especiais, tipo o balsâmico envelhecido. A validade é longa, de 2 a 5 anos, dependendo do tipo e da embalagem, o que ajuda a não ter desperdício.
Uma curiosidade legal é que o vinagre é usado há milhares de anos. Os egípcios antigos já usavam como conservante e remédio. Hipócrates, o pai da medicina, receitava pra curar feridas e infecções. E até hoje, o vinagre continua sendo um ingrediente importante nas nossas cozinhas e um aliado pra várias coisas no dia a dia.
Outros Produtos
Leite Condensado
Maionese Hellmann's
 
Todos os direitos reservados 2025 © ECONOMIZA FLORIPA